Albinoni-Adagio

Todos nós, consciente ou inconscientemente, estamos à procura da Verdade, daquilo que realmente faça algum sentido para a compreensão do significado da vida; uma espécie de exigência pela percepção da unidade, por conhecer o verdadeiro amor e a alegria plena. Como saciar essa sede por seguir o que vem do nosso Ser Interior? Como matar essa saudade do nosso verdadeiro Lar? Quem somos? E tantas outras perguntas cujas respostas estão muito além da nossa compreensão mental, da lógica e da razão.

As vezes parece algo tantalizante: ao nosso alcance, tão simples e tão presente ao mesmo tempo, contudo, se distancia na medida que buscamos saciar a sede pelo autoconhecimento. As experiências místicas, quando ocorrem, não são perenes e parecem ser suficientes para consolidar uma transformação mais profunda na consciência.

Mas a Graça está sempre disponível, confirmando a presença de algo superior dentro de nós mesmos. São os momentos furtivos que trazem fragmentos do significado da vida, uma abertura minúscula na janela de um quarto escuro, mas o suficiente para iluminar todo o ambiente e dar acesso ao nosso mundo interno, como se fosse uma fresta para a eternidade.

São os momentos que alguns sábios chamam de Vislumbres. Como nas palavras de Paul Brunton: “algo sábio, nobre, belo e digno de toda a reverência; entretanto, isso é você mesmo, sua melhor parte, a qual finalmente desabrocha e se expressa”. Segundo este filósofo, os vislumbres são como flashes de profunda inspiração, perfeitamente possível a todos aqueles que anseiam, com sinceridade e desapego, pelo conhecimento de si próprio, os quais surgem na inquebrantável quietude mental.

Eis o relato da experiência de Paul Brunton, extraído do livro Vislumbres, página 54. Uma bela e auspiciosa experiência da manifestação da Graça Divina.

A venturosa experiência do Eu Superior pode ocorrer rapidamente durante a meditação. Chega abruptamente. Num momento você é o habitual eu egoísta, lutando contra seus pensamentos irrequietos e sentimentos tumultuados. No momento seguinte o ego repentinamente se acalma, e todas as suas faculdades se aquietam. Tudo o que você tem a fazer é não resistir à divindade que está se apoderando de você, recebê-la amorosamente, sem se empenhar com todo afinco.

A chegada dessa experiência será identificada por vários outros sinais: o intelecto é suspenso; vontade, julgamento, memória e raciocínio são suavemente desativados. Uma profunda serenidade, antes desconhecida, apodera-se de você e uma primorosa calma instala-se em você. Nesses momentos de alegre beleza, o mais amargo passado é obliterado e a mais feia história é redimida.

Com a mente profundamente tomada pelo Eu Superior numa atmosfera de exaltação, os aborrecimentos e fardos da vida mal tocam os umbrais da atenção, os problemas de toda uma vida reduzem-se a nada, os medos do futuro reduzem-se à insignificância. Sua visão do mundo torna-se ampliada, enobrecida e iluminada e deixa de ser totalmente limitada por interesses comuns.

Por algum tempo, levantam-se os véus que lhe ocultam a verdade. A ideia de que você possui um Eu Superior, a convicção de que possui uma alma, irrompe em sua “pequena existência” com grande força reveladora, e você sente que está emergindo numa luz gloriosa após uma árida jornada através de um longo túnel escuro.

O Eu Superior está entronizado. Você percebe profundamente Sua presença nos seus sentimentos mais internos. Nada em sua experiência, intelectual ou emocional, jamais teve para você um êxtase tão satisfatório, um contentamento tão paradisíaco, pois o deleite dos níveis superiores da experiência mística, ao contrário do deleite da experiência passional terrena, nunca fenece, mas continua sempre novo e vívido como se encontrado pela primeira vez. O mundo toma a textura de um agradável devaneio; seus pés caminham pelos ares. Jubilosa, maravilhada, irresistivelmente você se torna aquilo que buscava”.

O livro pode ser baixado em PDF de forma gratuita no site da Irdin Editora. Acesse aqui o link.

Para conhecer toda a obra de Paul Brunton, no idioma Português, acesse o site neste link

Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Instagram
Facebook