Hoje, dia 15/set/2021, faz três anos que faleceu José Trigueirinho (1931-2018), filósofo e espiritualista, fundador da Comunidade Figueira e da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional e suas 21 filiadas. Gostaria de prestar uma homenagem a ele, através da publicação de um poema de sua autoria: Sopro do Espírito  

Ele transformou a vida de muitas pessoas através dos seus ideais de harmonia e de fraternidade, instigando a todos no alinhamento com a essência divina que habita o interior de cada ser. Diante dele sentia o poder da Presença e, ao mesmo tempo, a presença do Poder. Era impossível assistir às suas partilhas e não sentir um “puxão” para o alto e, ao mesmo tempo, um “empurrão” para sair do lugar de onde a consciência se encontrava.

Para mim, um dos seus maiores legados foi a constatação de que é possível “honrar as verdades com a prática” e de que podemos ser libertos das correntes do pensamento coletivo, pois temos como guia e farol nosso mundo interior, nosso espírito. Em que pese estar muito aquém da aplicação de toda essa grandeza espiritual advinda de suas instruções, contudo, o sentido de direção e os indicadores de fraternidade, paz e justiça ficaram tatuados na alma, e são as placas que sinalizam o rumo a tomar na estrada da vida.

“Não digas: este que me deu corpo é meu Pai. Esta que me deu corpo é minha Mãe. Muito mais teu Pai e tua Mãe são os que te fizeram em espírito.” (Cecília Meireles)

“Sopro do Espírito”

“Deixa o Sopro do Espírito
conduzir a tua barca.
Ele sabe o rumo a tomar.
Tu não és o corpo,
tu não és a mente,
e tampouco o que sentes.

Não pertences a esta Terra.
Tua Luz está além.
Abranger mundos distantes
é dom da consciência
que jamais se separa do infinito.

Existe uma só vida,
um único ser.
Ao seres integrada nesta vida
serás cada criatura vivente.
Serás a vida em cada forma.
Serás a sublime voz interior.
Serás quem a escuta.

O maior de todos os mistérios
dissolve-se na simplicidade.
Deixa o Sopro do Espírito
conduzir a tua barca.
Ele sabe o rumo a tomar.

Os mundos elevados
que queres alcançar,
o planeta que te acolhe,
as estrelas e o firmamento.
Todos passarão
.

São apenas degraus
de uma escalada infinita.
Vida maior te chama.

(José Trigueirinho)

Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário