Tristesse – Chopin

O silêncio e a quietude são chaves essenciais para acessar a verdadeira sabedoria e encontrar o “reino do céu” dentro de nós mesmos. Tudo o que fazemos deve emanar dessa região, mas para tal devemos colocar em prática o alinhamento dos pensamentos, sentimentos e ações à nossa alma.

A não identificação com os pensamentos e a observação de nós mesmos gera um estado de não-ação, de atenção plena, e assim vamos aprendendo a ouvir nossa alma, a seguir seus ditames, sempre com perseverança e fé nessa guiança. Buscar esse estado de quietude é também um serviço, um trabalho de ajuda silenciosa que prestamos a nós mesmos e a todos à nossa volta, porque as sementes do bem que carregamos no interior acabam rompendo suas cascas e gerando os doces frutos do nosso coração espiritual, ligados à expressão da compaixão e do amor do Ser.

Esse artigo contém citações de instrutores especiais sobre o tema. Com o aprofundamento dos estudos, será enriquecido com outras narrativas.

Acesse outros artigos sobre a quietude e o silêncio:

“O Reino do Céu esta Dentro” – Paul Brunton (Livro: A Realização da Alma)
Ora – José Trigueirinho
“Busque o Silêncio” – Vídeo da Green Renaissance
“Silêncio” – Visão de Madre Teresa de Calcutá
“Fica” – Texto de Pema Chödrön, (Livro: Os Lugares que nos Assustam)
“A Voz do Silêncio” – Comentários da filósofa Lucia Helena Galvão

Citação de Mirra Alfassa – “A Mãe”

“Concentre-se no Coração. Entre nele, penetre-o, aprofunde-se tanto quanto possível. Reúna todos os fios de sua consciência que estão espalhados por fora e à sua volta; enrole-os, mergulhe e afunde. Um fogo está ardendo lá, na profunda quietude do Coração. É a Divindade em você, seu verdadeiro ser. Escute sua voz, siga seus ditames.”

Citações de Pau Brunton

“Seja qual for o problema que o aflija, há apenas um refúgio seguro para o qual você pode sempre se voltar. Se tiver aprendido a arte de aquietar-se, poderá deixar o problema de lado por um tempo e, então, voltar-se para um nível mais interno, de absoluta serenidade e paz imperturbável. Quando você emerge do silêncio interior e retoma o problema, você traz também a força para suportá-lo corajosamente e a sabedoria para lidar com ele de maneira correta” – Livro – Meditações para pessoas em crise

“Liberte-se de seus problemas. Trabalhe no Silêncio, até que o Silêncio reine. Então, a Inteligência Infinita assumirá seus problemas, na medida em que você os entregar a Ela”

“Aceitemos o convite sempre disponível da Quietude, experimentemos sua extraordinária doçura e estejamos atentos à sua silenciosa instrução. Penetrar nessa quietude é a melhor forma de orar”

“Logo no início de uma crise ou situação de tensão, de uma dificuldade ou de grande sofrimento, dirija imediatamente seu pensamento para o Eu Superior. Isso pode ser facilmente realizado, sem esforço. A maior parte de nossos sofrimentos nos é infligida por acolhermos e cultivarmos pensamentos negativos, os quais encobrem e escondem o centro de quietude de nosso ser, que é alegria infinita. Esse voltar-se imediatamente para o próprio interior é também um método eficaz para afastar as correntes de medo, desespero e fraqueza que os infortúnios geralmente provocam. Essa constante lembrança do Eu Superior torna-se, com o tempo, uma espécie de comunhão sagrada”

“Há ocasiões em que o coração sente intensamente a necessidade de paz; e a mente, de perspectivas mais amplas. Render-se a essas necessidades não é escapismo covarde, mas sensato reequilíbrio. Introduzir deliberada e regularmente na vida esses momentos de quietude é introduzir nela força e profundidade. Para isso, devemos relaxar e deixar de lado aquilo que nos preocupa, mantendo o corpo e a mente quietos, seja orando por paz interior, seja meditando, mas de qualquer forma transferindo o problema para o poder superior, como um sinal de entrega. Esse afastamento temporário dá ao Eu Superior a oportunidade de romper a crosta do ego e trazer sua paz, auxílio, orientação ou cura espiritual”

“Aceitemos o convite sempre disponível da Quietude, experimentemos sua extraordinária doçura e estejamos atentos à sua silenciosa instrução. Penetrar nessa quietude é a melhor forma de orar”

Citações de José Trigueirinho

“Aprende das ondas do mar o cumprimento das fases; da sucessão das estações, a vivência dos ciclos. Aprende da flor a pureza da entrega e das abelhas o serviço grupal. Segue, peregrino, as indicações do teu caminho de luz. Não olhes para trás. Mira o oceano e contempla suas ondas. Deixa que a água te lave os pés. Aguarda a hora de mergulhar nas profundezas, e o silêncio da união te arrebatará”

“Frente a determinadas crises, o silêncio é a atitude mais indicada. Silêncio de opiniões, de pensamentos, de julgamentos e de análises. Em silêncio, o próprio indivíduo pode reconhecer, com menos interferências, o rumo que lhe cabe tomar. As percepções vão mudando, a compreensão amplia-se. O silêncio autêntico é o prenúncio de expansões da consciência que trazem mudanças do modo de se estar diante de certas tarefas e situações”

“No profundo do nosso Ser, em silêncio, podemos compreender o que são as provas. É bom lembrarmos que, se passamos por elas, são sempre “permitidas” pelo nosso Eu Interno. Vê-las como castigo ou punição apenas limita a possibilidade de auxiliarem nosso desenvolvimento. Provas são, em geral, ações de energias que vêm ao nosso encontro para nos levar a um estado de maior liberdade interior. Não precisamos, pois, procurar suas causas em outros, em situações ou em atos passados. Exercitemo-nos em reconhecê-las simplesmente como uma ajuda”

“Se com muitas palavras o homem propala sua pretensa sabedoria, ao vislumbrar o verdadeiro saber optará pelo silêncio. Se chegar a falar, entretanto, ele o fará com palavras que, por sua entrega, o Espírito colocará em seus lábios”

“Responder decididamente ao que vem de dentro do próprio ser, mergulhar sem reservas no mundo silencioso que ali se encontra, eis um caminho de libertação. Assim, uma presença sagrada pode pulsar, extinguindo movimentos supérfluos e trazendo ao indivíduo quietude e paz. Esse estado de abertura interior permite-lhe viver momentos de rara beleza, momentos que não se dissipam e cuja energia se esparge pelos ares como uma bênção”

“Sábio é aquele que acolhe a quietude e, silenciando sua natureza terrena, se aproxima do espírito; aninha-se em seu centro e deixa que ele o banhe nas suas vigorosas nascentes, fontes de águas límpidas e transformadoras. Cuida que suas palavras não estejam repletas de formosura e vazias de verdade, e que suas virtudes não sejam renegadas por seus atos. Acolhe a humildade silenciosamente, velando para que o orgulho não a ensombreça”

Citações de Eckhart Tolle

“Olhe o mundo à sua volta, e tudo o que te acontece, a partir da sua quietude interior; e tudo simpesmente ganhará um brilho de beleza, de bondade, de harmonia e de paz”

“Mas o que é a sabedoria e onde pode ser encontrada? A sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior. Veja e ouça apenas. Não é preciso nada além disso. Manter a calma, olhando e ouvindo, ativa a inteligência que existe dentro de você. Deixe que a calma interior oriente suas palavras e ações.”

“Quando você percebe o silêncio, instala-se imediatamente uma calma alerta no seu interior. Você está presente. Nesses momentos você se liberta de milhares de anos de condicionamento humano e coletivo.”

Citações de Krisnamurti

“Quando a mente está completamente silenciosa, apenas então é que pode vir aquilo que é imensurável, sagrado e nomeável.”

“O silêncio não é a ausência de som, mas a ausência de pensamento.”

“O silêncio é a linguagem do sagrado”

“No silêncio, há um estado de completa atenção e presença.”

“O silêncio é a porta para a transformação.”

Citações de Outros Autores

Kuthullim – “Percebe esse ser, que é tu mesmo, e observa o quanto ele fala com a voz, com o pensamento, com tanto movimento desnecessário. Pratica estar calado quando tens vontade de falar e pesquisa de onde vem a vontade. A quem a fala irá ajudar? Estará a serviço de Deus ou irá te promover? Onde está teu orgulho quando pensas em pronunciar tal coisa. Cala-te sem demora, fala só em teu auxílio. Entrega tuas palavras ao Divino sem esperar nada em troca”

Sri Aurobindo – Tornei-me aquilo que antes do tempo eu era. Um toque secreto trouxe pensamento e sentido à quietude: toda criação da mente ativa passara e se tornara em vazia e muda magnitude.

Rumi – A inspiração que procuras já está dentro de ti. Fique em silêncio e escute

Rumi – Agora fique em silêncio. Deixe Aquele que cria as palavras falar. Ele fez a porta. Ele fez a fechadura. Ele também fez a chave

Madre Teresa – “O fruto do silêncio é a fé, o fruto da fé é a prece, o fruto da prece é o amor, o fruto do amor é o serviço e o fruto do serviço é o silêncio.”

Thich Nhat Hanh – “O silêncio é essencial. Nós precisamos do silêncio, assim como precisamos de ar, da mesma maneira que as plantas precisam de luz. Se nossas mentes estão repletas de palavras e pensamentos, não há espaço para nós. Se você puder separar alguns minutos para si, para acalmar seu corpo, suas sensações e sua percepção, a alegria se torna possível. A alegria da calma verdadeira se transforma em um alimento diário e curativo”

Yogananda – “Buscarei o reino de Deus na alegria que surge da meditação constante, longa, profunda e contínua. Procurarei, dedicadamente, encontrar o Senhor dentro de mim, e não me darei por satisfeito com as pequenas inspirações imaginárias que brotam de silêncios inquietos e breves. Meditarei cada vez mais profundamente, até sentir Sua presença.”

Ângela Maria La Sala Batà – “Precisamos, por meio da interiorização, do silêncio e da observação de nós mesmos, “agarrar o fio da consciência” e entrar em um estado de calma, de confiança e de escuta, para acolher todos os acontecimentos com os quais nos defrontemos, vendo-os como um mestre que quer nos ensinar alguma coisa. Tem que surgir dentro de nós a certeza de que tudo trabalha para o bem. Aceitar a prova não é uma renúncia, mas uma vitória que produz um sentimento de expansão, de liberdade e de alegria”

Ângela Maria La Sala Batà  “Sempre que nos sentirmos impotentes em momentos de sofrimento, o remédio não é a rebelião ou a luta para saírmos dessa situação. O remédio é o abandono, o silêncio, a receptividade e a confiança de que existe em nós uma realidade supraconsciente (dimensão mais elevada de consciência) que só poderá se manifestar se pusermos de lado nosso limitado eu pessoal. Não devemos recusar a dor e negar o problema, mas aceitá-la, procurando compreender sua mensagem evolutiva, sem interferir pessoalmente para resolvê-la. Nos momentos de escuridão é preciso deixar em paz a alma”

“Nisargadatta Maharaj” – O abandono de si é o abandono da preocupação consigo. Isso não pode ser conquistado, acontece quando você percebe sua verdadeira natureza. (…) Os primeiros passos da aceitação de si não são agradáveis, pois o que vemos não é uma coisa bonita. É preciso muita coragem para ir adiante. O que ajuda é o silêncio. Olhe para si mesmo em silêncio absoluto; não se descreva”

Ramana Maharshi – “O derradeiro estado de liberdade suprema é a sua real natureza e ela é continuamente alcançada. Sabendo disso, permaneça em silêncio”

Confúncio – “Uma semente cresce sem som, mas uma árvore cai com ruído enorme. A destruição tem ruído, mas a criação é silenciosa. Esse é o poder do silêncio: crescer silenciosamente”

Deepak Chopra – “Se você mergulhar fundo na própria consciência, vai encontrar um lugar de paz e silêncio. Mas, com o tempo, esse lugar vai revelar muito mais que isso. A fonte da Criação reside ali, e, quanto mais você vivenciá-la, mais rica e bonita torna-se a Criação. Para além do sofrimento está a alegria; a transcendência leva ao mundo da luz. Vá até lá e veja por si mesmo, não em busca de Deus, mas em busca da realidade”

Ravi Ravindra – “Quem sou eu?” não pode ser uma enumeração de fatos científicos: expressa uma certa inquietude, um tatear e uma exploração. É o começo de um movimento em direção à Luz … É a recusa de permanecer no escuro, fragmentado na superfície de mim mesmo, cobrindo minha face com muitas máscaras e até mesmo tornando-me máscaras. É um estado de busca de significado, amplidão e profundidade. É o desejo de despertar.

HL – “Existe algo no profundo do ser que clama por sua expressão. No silêncio, podemos sentir que o melhor de nós mesmos está encapsulado pela forma humana, e precisamos fazer um furo no teto da consciência para que a Luz limpe tudo aquilo que impede a manifestação do ser genuído e puro que somos em essência. As sementes do verdadeiro amor, da paz e da compaixão precisam romper suas cascas e virem à tona; só assim, nos transformaremos num ser humano mais nobre, justo e fraterno”

Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário