Existem muitas formas de fazer o bem e cada um expressa suas virtudes e os dons do espírito à sua forma, pensando sempre em melhorar a vida das pessoas, fazendo com que tenhamos uma sociedade mais justa e ajudando nossos irmãos em espírito a transporem suas dificuldades no campo físico, emocional e mental.

Em função disso, merece um destaque especial o desenvolvimento e implantação do aplicativo SofiaFala, desenvolvido nos laboratórios do Departamento de Computação e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o qual treina fala de pessoas com síndrome de Down.

Por enquanto só funciona em celulares e tablets com Android. Trata-se de um sistema inteligente, interativo e gratuito que aproxima pais, fonoaudiólogos e pacientes por meio de aprendizado de máquina e da inteligência artificial.

A novidade é uma tecnologia assistiva que pretende melhorar a qualidade de vida de pessoas com dificuldades de fala. O sistema capta sons e imagens produzidos durante a execução do exercício fonoaudiológico e depois os analisa, oferecendo dois tipos de respostas sobre a performance da criança: uma lúdico-educacional, com orientações para o paciente e para o responsável pelo treino; outra, com dados métricos e estatísticos para o fonoaudiólogo avaliar, acompanhar e orientar a evolução clínica da criança.

“Certifica-te de que és um fator de soma para as pessoas de cuja
vida participes”
(Cícero)

Veja a reportagem completa do Jornal da USP – aspectos conceituais, motivadores, entrevista com os responsáveis, etc.

Conheça os detalhes operacionais e métodos de implantação e download do SofiaFala

Vale a pena conferir e divulgar amplamente.

Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário