Clarinete – Mozart

Em nosso caminho ascendente é preciso aprender a amar o laborioso, amar o que exige adaptações e transformações. Não se trata apenas de aceitar e admitir o que o destino traz, mas de verdadeiramente amar a prova.

Quando se chega a amar a dificuldade, recebe-se um toque do espírito. E isso é o que dá, para sempre, segurança para viver a vida tal qual é, sem jamais retroceder. O elevado toque do espírito cancela toda possibilidade de fuga e liberta a alma que decide não abandonar o labor.

O gozo de coisas materiais obscurece o entendimento das coisas do espírito. Para que a personalidade possa colaborar com a alma, deve asumir um trabalho ativo de purificação dos sentidos materiais, da memória, da imaginação e da vontade.

Para a purificação dos sentidos materiais:

  • Não se inclinar ao mais fácil nem fugir do trabalhoso. Não buscar o saboroso, mas reconhecer no insípido um campo de treinamento da adaptabilidade.
  • Não alimentar a inércia. Buscar o equilíbrio entre dar o necessário repouso aos corpos e não estar procurando descanso.
  • Não almejar consolo nem compensações, pois ajudas vêm por si, no momento certo, enviadas pelo espírito.
  • Nada acumular em quantidade, mas observar em tudo a qualidade – e nisso incluem-se as companhias.

Essa purificação leva ao gosto pelo que é elevado e dá forças para colaborar com a alma no cumprimento do Plano Evolutivo.

Para a purificação da memória e da imaginação:

  • Saber em que momentos é necessário cuidar das coisas da vida externa bem pontualmente e em que momentos deve se esquecer delas.
  • Discenir que conhecimento deve ser absorvido pelo próprio ser, tendo em conta que assuntos alheios ocupam o lugar de coisas mais profundas.

Para a purificação da vontade:

  • Perder o interesse por tudo o que leva à desunião.
  • Dirigir a vontade para o mundo espiritual. Se for dirigida erroneamente só para coisas externas, a pessoa pode tornar-se presunçosa e soberba, vulnerável a elogios e adulações, o que é um descaminho.
  • Não de distrair com a mente nem permitir que criaturas a povoem, pois isso tira a atenção do essencial.
  • O espírito nos envia continuamente ajuda para essa purificação. Leva a nossa personalidade à incerteza pelo resultado dos trabalhos que realiza. Isso é saudável, pois a torna humilde e pronta a invocar a ajuda do mundo interno.

Todo verdadeiro instrutor espiritual indica a necessidade de não abandonarmos as provas, de amá-las e de trabalharmos com empenho para permanecer neutro diante delas. Assim, essas ajudas chegam e transformam a nossa vida.

Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Instagram
Facebook