Artigo de José Trigueirinho, extraído do livro “Mensagens para sua Transformação”. Título original da publicação: A sabedoria do amor verdadeiro deve tocar cada coração.

Boa reflexão!

“Algo que se deve desenvolver em maior proporção para que a harmonia, que é um estado de ser, surja na face da Terra é o contato com o mundo interior. Quando os homens, em maior grau e em maior proporção, estiverem dispostos a escutar o que vem de dentro de si mesmos e a mergulhar na unidade absoluta da vida que existe em seu eu profundo, não haverá obstáculos para que a harmonia se instale no planeta.

A humanidade em geral não compreende ainda a potência do puro trabalho interior; a identificação com a matéria não lhe permite perceber as mudanças profundas que se processam por meio dele. Desde milênios, e especialmente a partir do último século, a consciência do homem vem sendo estimulada a tornar-se mais sensível às energias provenientes do mundo interno. Entretanto, essas nunca devem ser buscadas com o intuito de se obterem realizações materiais ou de se alcançarem objetivos meramente humanos. Para que essas energias vivificadoras possam fluir por intermédio de indivíduos e de grupos de serviço, é preciso que eles estejam numa atitude de pura entrega à consciência mais alta, a Deus.

Responder decididamente ao que vem de dentro do próprio ser, mergulhar sem reservas no mundo silencioso que ali se encontra – eis um caminho de libertação. Assim, uma presença sagrada pode pulsar, extinguindo movimentos supérfluos e trazendo ao indivíduo quietude e paz. Esse estado de abertura interior permite-lhe viver momentos de rara beleza, momentos que não se dissipam e cuja energia se esparge pelos ares como uma bênção.

Quando o indivíduo penetra a senda interior, é retirada dos seus ombros a herança de ser filho da terra, e desaparecem de si a fragilidade e a intemperança que tal legado normalmente confere. Na realidade, reconhecer-se um ente livre e cósmico não é pretensão, mas um dever.

Mesmo quando se busca ir além de si mesmos e viver no âmago da Consciência Única, todos têm falhas e, sem que o percebam, normalmente sua atenção se prende a elas. Agindo desse modo, aumentam-lhes o peso, esquecendo-se de que, se estivessem voltados para a Luz, mais rapidamente a escuridão se dissiparia.

Nunca é demais repetir que é preciso desenvolver e aprofundar as expressões do Amor. Essa potente vibração pede espaço na consciência humana, pois sem ela não se transcende o egotismo, permanecendo sempre o envolvimento na esfera pessoal. Diante de cada crise, é a sabedoria do Amor impessoal que conduz o ser para o centro, para onde essas falhas não têm existência.

A todas as virtudes é preciso que o indivíduo some mais uma ao se ofertar como instrumento a serviço do Alto: saber amar o Criador com intensidade tal que possa vê-Lo nas criaturas, e não se esquecer de que acima das leis espirituais está a sabedoria do Amor, energia regente deste sistema solar e deste planeta.

Quando o verdadeiro Amor toca o coração de um ser, ele não mais critica, e deixa de apresentar exigências pessoais. Em lugar de opor-se ao limitado, procura expandir os horizontes dos que se encontram confinados na visão material.

A energia interior é paciente, e com serenidade espera que o indivíduo descubra que compartilha com seus irmãos o universo inteiro, mas que nada possui, pois acima dos níveis humanos prevalece uma unidade que a tudo sintetiza e que conduz todos os seres à simplicidade e à harmonia.

Todo a acervo de livros e gravações de palestras do filósofo-espiritualista José Trigueirinho (1931-2018) estão disponíveis na Irdin Editora: Acesse.

Conheça o site do autor, acessando https://www.trigueirinho.org.br/

Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário