Para Paul Brunton (1898-1981), sempre que surgir uma situação para a qual você precisa de ajuda, ele recomenda que não contemos somente com o poder do ego, da mente, mas que possamos trazê-lo, humildemente, em oração, aos pés do poder superior dentro de nós, o qual ele denomina Eu Superior.
O Eu Superior, segundo o autor, é um nível mais elevado de consciência, o qual muitos escritores chamam de Alma. Ele diz que o Eu Superior é a nossa verdadeira identidade e nós não o percebemos porque estamos iludidos pelo ego. “As pessoas que receberam, por Graça, um vislumbre desse estado superior sabem, por sua própria e inesquecível experiência, que há algo além do ego, e que vale a pena ansiar por isso, mais do que por qualquer outra coisa.”
As citações a seguir foram extraídas do livro “Meditações para pessoas em crise“. Outra publicação de Paul Brunton, “O Caminho Breve para a Iluminação”, pode ser de grande ajuda para elucidar as questões-chave sobre a mente, pois reúne explicações muito objetivas e didáticas e propõe exercícios sobre a “lembrança do Eu Superior” e várias outras práticas.
▶ Se você conseguir entregar seus medos e ansiedades ao Eu Superior, por estar convencido de que Ele pode lidar melhor com seus problemas do que seu próprio eu egoísta, por confiar mais na sabedoria Dele …,, não se esquivando, porém, das lições implícitas nesses problemas, sua entrega tornar-se-á um ato de força e não de fraqueza.
▶ Em períodos de grande perigo agarre-se à sua fé no poder divino como um talismã protetor. Sempre que estiver em dificuldade, deixe temporariamente de lado todo o medo e preocupação e imagine-se entregando-os ao Eu Superior, rendendo-se desse modo à sua vontade, auxílio e proteção.
▶ Diante de situações de extrema agitação, lembre-se de permanecer calmo. Quando na presença do feio, pense no belo. Quando outros manifestarem sua animalidade e brutalidade, demonstre refinamento e bondade. E, o que é mais importante, quando tudo a seu redor parecer negro e sem esperança, lembre-se de que nada pode extinguir a luz do Eu Superior e de que ela irá brilhar novamente, tão certo como a primavera sucede ao inverno.
▶ Logo no início de uma crise ou situação de tensão, de uma dificuldade ou de grande sofrimento, dirija imediatamente seu pensamento para o Eu Superior. Isso pode ser facilmente realizado, sem esforço. A maior parte de nossos sofrimentos nos é infligida por acolhermos e cultivarmos pensamentos negativos, os quais encobrem e escondem o centro de quietude de nosso ser, que é alegria infinita.
▶ Esse voltar-se imediatamente para o próprio interior é também um método eficaz para afastar as correntes de medo, desespero e fraqueza que os infortúnios geralmente provocam. Essa constante lembrança do Eu Superior torna-se, com o tempo, uma espécie de comunhão sagrada.
▶ Há ocasiões em que o coração sente intensamente a necessidade de paz e a mente, de perspectivas mais amplas. Render-se a essas necessidades não é escapismo covarde, mas sensato reequilíbrio. Introduzir deliberada e regularmente na vida esses momentos de quietude é introduzir nela força e profundidade.
▶ São memoráveis aqueles momentos em que permanecemos em silenciosa adoração ao Eu Superior, reconhecendo ser ele nosso melhor eu. É como se tivéssemos retornado ao nosso verdadeiro lar, com uma alegria jamais conhecida. Nada mais possuímos. Somos inexplicavelmente possuídos. As esperanças e temores, tristezas e desejos, que nos incomodam, deixam temporariamente de existir. Como poderíamos, como ousaríamos nos deixar dominar por eles, quando nosso próprio eu pessoal está sendo fortemente envolvido por um abraço que o preenche de alegria?
▶ Durante todo o dia, volte por alguns momentos a atenção para um nível mais elevado. Essa prática faz vir à tona qualidades positivas de força e serenidade que você não suspeitava possuir. Se você aceitar a existência de um poder por trás do universo, que controla a vida desse universo perfeito e que está levando, embora lentamente, todas as coisas e seres à sua própria perfeição, você deve também aceitar os valores da esperança, aperfeiçoamento e evolução e, ao mesmo tempo, rejeitar o pessimismo, negatividade e niilismo. Você nunca sentirá pena de si mesmo.
▶ Liberte-se de seus problemas. Trabalhe no Silêncio, até que o Silêncio reine. Então, a Inteligência Infinita assumirá seus problemas, na medida em que você os entregar a Ela.
▶ Quando você sentir a presença de um eu mais divino dentro de seu peito, quando acreditar que seu poder o protege e o supre, quando olhar tanto para os erros do passado como para as dificuldades do futuro com perfeita equanimidade, você terá maior capacidade de apreciar a vida e terá uma felicidade mais verdadeira … Essa felicidade irá perdurar nas horas de adversidade e de grande sofrimento, ao passo que a satisfação proveniente da busca do prazer efêmero se esvanecerá.
▶ Tão inesquecível como a descoberta de um tesouro oculto foi o dia em que o Eu Superior se revelou a mim. Eu me encontrava em meio a uma crise e não podia ir adiante se esse turbilhão de pensamentos perturbadores não chegasse ao fim…. A névoa que havia em torno de mim começou a dissipar e percebi que ninguém está só. O Eu Superior está sempre com você.
▶ A prática de voltar-se para o Eu Superior em busca de orientação e consolo, auxílio ou cura em um período de grave crise é mais efetiva apenas quando, primeiro, a vontade atua resolutamente para afastar pensamentos negativos; segundo, quando o enfoque da atenção no Eu Interno é feito rapidamente; e terceiro, quando a vontade mantém a mente firme nas qualidades benéficas de objetos, ideias e afirmações sagradas.
▶ Onde quer que o destino possa levá-lo, sejam quais forem os perigos que possa trazer-lhe, mantenha sempre o pensamento no Eu Divino, como seu melhor talismã. É nesses momentos terríveis que você pode chegar a apreciar mais do que nunca o valor da fé na divina sabedoria que existe por trás da vida e a certeza da imortalidade.
▶ A vida é o que é, indestrutível e ilimitada. Todos nos encontraremos novamente. Conscientize-se do que você é, e sinta-se livre. O melhor conselho nos dias de hoje é: fique calmo, atento. Não deixe a pressão mental do ambiente que o circunda destruir o que você sabe ser real e verdadeiro. Esse é o talismã mágico que o protegerá; agarre-se a ele. O último conselho é: paciência! A noite é mais escura antes do amanhecer. Mas a aurora virá.
▶ Sua atitude mental é determinante. Ela o levará a alturas sublimes ou o lançará num mar de indestrutível desespero. Em tudo o que você fizer, lute para manter a atitude mental correta.
▶ Em meio ao tumulto dos pensamentos e sentimentos gerados pelo ego, a angústia resultante de uma circunstância adversa que o ego não tenha sido capaz de suportar ou resolver pode ser atenuada ou mesmo desaparecer. Para isso, devemos relaxar e deixar de lado aquilo que nos preocupa, mantendo o corpo e a mente quietos, seja orando por paz interior, seja meditando, mas de qualquer forma transferindo o problema para o poder superior, como um sinal de entrega. Esse afastamento temporário dá ao Eu Superior a oportunidade de romper a crosta do ego e trazer sua paz, auxílio, orientação ou cura espiritual.
▶ Seja qual for o problema que o aflija, há apenas um refúgio seguro para o qual você pode sempre se voltar. Se tiver aprendido a arte de aquietar-se, poderá deixar o problema de lado por um tempo e, então, voltar-se para um nível mais interno, de absoluta serenidade e paz imperturbável. Quando você emerge do silêncio interior e retoma o problema, você traz também a força para suportá-lo corajosamente e a sabedoria para lidar com ele de maneira correta.
▶ O mesmo problema que o trouxe até aqui, certamente o conduzirá na próxima fase da sua vida. Você deveria confiar nisso e colocar de lado qualquer ansiedade, como um passageiro que viaja num trem e, em vez de carregar sua bagagem, coloca-a no chão do trem, deixando que ele a leve. A bagagem representa os esforços pessoais de planejar, organizar e moldar o futuro dominado pelo desejo e apego. Isso é como insistir em carregar a própria bagagem. O trem representa o Eu Superior ao qual você deveria entregar seu futuro. Viva na paz interior, livre de expectativas, desejos, ansiedades e preocupações.
Caso os leitores queiram se profundar no tema e conhecer a obra completa do autor, recomendo acessar:
Site de Paul Brunton em Português – acesse aqui
Site de Paul Brunton em Inglês – acesse aqui
Diário de Paul Brunton – acesse aqui
O Reino do Céu está Dentro: publicação no Pedra no Lago – Acesse aqui
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário
A névoa que havia em torno de mim, começou a dissipar e percebi que ninguém está só . O Eu Superior está sempre conosco … Pérolas de Paul Brunton …
Um abraço Humberto …
Adorman …
PS … Ler Paul Brunton é como estar no Real …Maravilha …
Sim, uma bênção ter contato com os ensinamentos dele.