Nos seus escritos, Paul Brunton (1898-1981) diz que a expressão Eu Superior designa o nível de consciência mais elevado do homem, o qual muitas pessoas chamam de Alma ou Ser Divino. A nossa verdadeira identidade é o Eu Superior, e nós não percebemos isso porque estamos enredados no mundo ilusório do ego humano, nosso nível inferior e que nos é familiar.

Ele nos fala também que o despertar espiritual é o propósito mais elevado de nossas vidas e aqueles que tiveram a Graça de um vislumbre do Eu Superior sabem, por sua própria e inesquecível experiência, que existe algo muito além do ego, e que vale a pena ansiar por isso, mais do que por qualquer outra coisa.

Citações extraídas do livro “A Realização da Alma”, de Paul Brunton.

O Reino do Céu Está Dentro

Aquilo de que estamos normalmente conscientes são os pensamentos e sentimentos do ego, mas há em nós muito mais do que isso. Há o eu verdadeiro, do qual o ego é apenas uma caricatura miserável. Se pudéssemos penetrar nisso, no elemento fundamental de nossa individualidade, nunca mais estaríamos satisfeitos com uma vida inteiramente egocêntrica.

Há uma luz oculta dentro da própria pessoa. Algumas vezes seu brilho aparece em suas mais belas produções artísticas, suas revelações religiosas mais excelsas, suas decisões morais  mais incensuráveis.

Ele sente a Presença de algo mais elevado do que ele, algo sábio, nobre, belo e digno de toda a reverência. Contudo, é ele mesmo – a melhor parte, que finalmente desabrocha e se  expressa.

Aquilo que ele vem buscando tão ardentemente tem estado dentro dele todo o tempo. Pois lá, no âmago do seu ser, escondido debaixo de toda a fraqueza, paixão, mesquinhez, medo e ignorância, habitam a luz, o amor, a paz e a verdade. As janelas do seu coração se abrem à eternidade, só que ele as mantinha fechadas! Ele está tão perto do espírito sagrado de Deus, como ele sempre esteve, mas deve abrir os olhos para vê-lo. O estado divino do homem está lá no profundo de si mesmo. Mas ele deve reivindicá-lo.

Deste centro profundo e misterioso, dentro dele mesmo, ele retirará a força para suportar as aflições com fortaleza, a sabedoria para lidar com as situações sem arrependimentos posteriores, o ‘insight’ para manter os grandes e pequenos valores do viver cotidiano na devida perspectiva.

O sentimento de uma Presença dentro de seu coração se tornará tão poderoso às vezes, tão real e tão intenso, que ele muito naturalmente entrará em diálogo com ela. Ele irá implorar a ela, orar a ela, expressar amor por ela e venerá-la. E ele descobrirá que ela lhe responderá em palavras, as sentenças se formando espontaneamente dentro de sua mente, como um discurso sem som. Ela lhe dará instrução didática pertinente – frequentemente em momentos inesperados – e formulará pontos de vista mais elevados.

O Eu Superior existe, mas está escondido dentro do nosso ser consciente. Só lá, neste ambiente profundo, é que realmente nos deparamos com a Verdade sem miragem, a Realidade livre de ilusão.

O que se afirma é que a verdade real já existe no núcleo vigoroso da mente do homem, que ela pode ser vista por qualquer pessoa que desfaça as ilusões que tão espessamente a cobrem, as paixões que tão agitadamente a obscurecem e, acima de tudo, o egoísmo, que tão intensamente a teme. Isto não implica o desenvolvimento de coisas novas: implica a remoção das antigas. Tem a ver com a descoberta do que realmente somos, não com o que deveremos, um dia, tornar-nos.

Quando você tiver clara consciência da presença do Eu Superior, descobrirá que ele espontaneamente lhe fornecerá uma regra de conduta e um padrão ético, sempre e em quaisquer circunstâncias. Em consequência disso, você jamais deixará de saber como agir em situações morais difíceis, nem como  proceder  nas desafiadoras. E  com esse conhecimento virá também o poder para colocá-lo em prática.

Quando uma pessoa descobre que o mesmo Eu Superior que habita em seu inimigo, habita também em seu coração, como poderá novamente chegar a odiar ou ferir alguém?

Por ter acesso a essa fonte interior, a pessoa poderá viver a mais solitária das vidas, mas não estará desprovida de amor. A alegria e o calor de sua eterna presença habitarão com ela. Devemos compreender que o céu e o inferno estão nas profundezas do coração e não são lugares aonde vamos.

É surpreendente o quão amplamente as pessoas ignoram a mensagem de Jesus “O reino do céu está dentro de você”, sendo que seu significado é tão claro, sua maneira de dizer, tão forte.

Para conhecer a obra de Paul Brunton acesse: https://paulbrunton.com.br/

Leia as mensagens diárias, impulsos para a nossa transformação.



Grupo de Estudos
Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Instagram
Facebook