Dois portais têm de ser cruzados no caminho da oração: o de aceitação e o do amor.
A flor só desabrocha sob a luz e o calor do sol. A vida de oração só se revela com a sincera busca da verdade e com um amor capaz de tudo compreender e transformar.
A cura de que todos necessitam está no amor. A determinação de entregar a própria vida a um poder superior, a ousadia de obedecer aos seus preceitos, está na fé. A paz encontra-se na união dos opostos, no equilíbrio.
A vida de oração deve ser para cada um o sagrado estado em que, ao receber venturas, as amplia e esparge e, ao receber sofrimentos, os converte em paz e alegria.
Orar é sentir o ser interno permeando-nos suavemente, ao mesmo tempo que nos inflama com seu amor. É dizer-lhe: “Amo-te. Reconheço-te em mim. Reconheço-te em todos os seres em em todos os fatos que vêm como provas ou confirmações, levando-me a ser, de maneira cada vez mais pura, um verdadeiro reflexo da tua luz”.
Um ser em estado de oração desperta nos demais reverência e gratidão ao Mundo Interior. A oração é fonte de suprimento de todo bem e de toda Graça, é fruto do amor ao Espírito, da doçura e da ausência de ira.
Orar é estar pronto para a elevação e ampliação da consciência, é manter um canal aberto ao descenso da energia divina para a matéria.
A fé é o alicerce da oração. Existe no interior de todos, mas é preciso buscá-la e alimentá-la com o ardor da entrega à Vontade Maior que habita o profundo da alma. Quando a fé ainda não é firme, quando ainda não está bem assentada, é preciso passar um tempo clamando por ela. Esse diálogo com a fé pode mudar toda a vida do ser.
A fé é vital. Perdê-la é uma das maiores dores que alguém pode sentir. A fé se mantém na proporção de nossa sintonia com ela. Permite a cura interior, cujos efeitos atingem as células físicas. Portanto, quando a fé se faz presente, é preciso cuidar dela e sustentá-la.
A oração é reflexo da fé. Na sua expansão contínua, transforma forças, rompe ligações, faz com que o ser estabeleça novos contatos.
Um apelo
Eterno Pai! Que possamos ser aquilo que Tu idealizastes para nós.
Que possamos cumprir, com gratidão e reverência, os Teus desígnios.
Que possamos ter a sabedoria para perceber, em tudo aquilo que nos ocorre, a Tua Vontade Maior, que nos traz a oportunidade
de sermos curados e redimidos.
Que Teu Amor nos transforme e nos cure das ilusões e do egoísmo.
E que possamos ter a Graça de sentir, no âmago das nossas células, o pulsar da Vida, a Unidade e o verdadeiro Amor.
(HL)