A verdadeira gentileza não é uma prática social, nem se adquire através de técnica de boas maneiras. É a expressão natural de um atributo primordial do ser, que brota de um lugar onde não há regras, rótulos ou máscaras. Quando estamos alinhados ao centro de nós mesmos, é desse centro que surge a palavra exata, o olhar que acolhe sem julgar, a escuta que não se apressa. Somos gentis quando estamos de prontidão para ofertar os dons do espírito, como um farol que ilumina suavemente a escuridão.
A gentileza é o perfume da alma — não se fabrica, apenas exala. Surge sem porquês e sem condições, assim como a rosa perfuma por ser rosa, e o amor ama por ser amor. É expressão pura do espírito, distribuindo aromas e dons sem esperar retorno, sem calcular benefícios. Como a brisa que toca levemente a superfície de um lago, transforma o ambiente ao seu redor.

Quando se manifesta, eleva silenciosamente o padrão das relações humanas, revelando, pela sua luz, as contradições dos vínculos guiados pelo ego. É fonte de cura, varrendo do coração as impurezas que sufocam a alma e permitindo que nos encontros verdadeiros cada um reencontre seu próprio ser.
Ser gentil não é passividade, nem fraqueza, mas força tranquila — como o rio que contorna pedras sem deixar de fluir. Não se impõe pelo peso do ego, mas pela presença. Ao ser vivida, a gentileza conduz o outro, muitas vezes sem que perceba, a um campo mais elevado da sua própria consciência.
A gentileza rompe a obediência inconsciente ao que é costumeiro, mas nem sempre saudável — e abre espaço para novas formas de convivência. Se quisermos ser gentis, é simples: basta nos conectarmos ao que temos de mais íntimo, nossa pureza original. Ali está sua essência.
Antes de proferir uma palavra, um olhar ou um gesto … que possamos nos lembrar do nosso EU. Essa simples lembrança é bálsamo que nos protege e nos põe em contato imediato com a gentileza e a generosidade.
“Palavras amáveis abrem portas de ferro”
(Provérbio Turco)
Paz!

Envie seus comentários
Livro Pedra no Lago
Instagram
Canal Youtube