Recebi do Artur e da Elisa, co-fundadores de Flor de Ibez – Instituto de Vida Integral (acesse o site da instituição), um texto sobre o tema “estabilidade”, como parte dos estudos filosóficos e espirituais organizados por eles. Trata-se de uma chave importante para manter nossa sintonia e alinhamento com o nosso Ser. Segue o texto:

“As raízes de uma árvore cumprem diversas funções. Uma elas é manter a estabilidade para que a árvore permaneça em pé, apesar de fortes ventos ou chuvas intensas. Existem raízes especializadas nessa sustentação, chamadas “raízes tabulares”, por serem achatadas e assemelharem-se a tábuas. Aumentam a estabilidade da planta no solo e são típicas de árvores de grande porte.

“Podemos inspirar-nos em tais raízes para cultivar a estabilidade em nosso dia a dia. Estabilidade aqui seria a habilidade de sustentar o foco da nossa atenção, independentemente do que estivermos fazendo. Esse foco pode estar, por exemplo, na respiração, uma prática simples e muito eficaz, sem conceitos ou discursos. Assim concentrada, a mente pode repousar nesse foco e pacificar-se”

Permitir que cresçam as “raízes tabulares” em nós irá nos manter mais estáveis, sem que sejamos arrastados pelos ventos fortes do pensamento ou pelas águas turbulentas do emocional.

Para ajudar na prática diária dessa sintonia com o nosso interior, segue um pequeno texto de Pema Chödrön, extraído do livro “Os lugares que nos assustam”, capítulo “Aprendendo a ficar”.

“Durante a meditação, descobrimos a nossa inerente inquietação. Algumas vezes, nos levantamos e saímos. Outras, permanecemos sentados, mas nosso corpo se torce e contorce e nossa mente viaja para longe. Isso pode ser tão incômodo que sentimos ser quase impossível ficar. […] A instrução essencial é “Fique… fique… só fique”. […] Então, sempre que vaguearmos, gentilmente nos encorajamos a “ficar” e a nos acomodar.”

“Estamos ficando inquietos? Fica!
Mente discursiva? Fica!
O medo e a repugnância estão fora de controle? Fica!
O que há para o almoço? Fica!
O que é que eu estou fazendo aqui? Fica!
Não aguento isto nem mais um minuto! Fica!
É assim que se cultiva a estabilidade.”

Existe no site três artigos que abordam o tema da mente, os quais podem ser de grande ajuda para a compreensão e estimulação dessa prática. Acesse:

Lidando com a Mente – Paul Brunton
Lidando com a Mente – Eckhart Tolle
Lidando com a Mente – José Trigueirinho

Entrevistas Youtube
Entre para o Canal de Divulgação Whats App
Redepax
Instagram
Facebook
Sabiah – Conselheiro Voluntário